Inscrição aberta para o processo seletivo início em Janeiro de 2025.

Este site destina-se a educadores da área de Educação Montessori. Refletir sobre nossa prática e compartilhar nosso trabalho são os caminhos para crescer.

Curso de Formação Certificado pelo MACTE

O curso de formação e aperfeiçoamento da prática Montessori para educação infantil (3 a 6 anos) está oferecido para adultos graduados do nível superior e professores que desejem aprimorar o seu trabalho na Educação Infantil. Veja o Curso de Formação no site e entre em contato para mais informações.

O Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP) detém status de certificado por seu curso de formação de professores (educação infantil de 3 a 6 anos) do Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE, www.macte.org) até o ano 2027.

Curso de Formação

Consideramos a formação de professores da primeira infância como uma responsabilidade profissional primordial. Nosso objetivo é proporcionar uma formação especializada centrada no desenvolvimento humano e na aprendizagem durante os primeiros anos de vida das crianças. Reconhecemos a filosofia e metodologia de Montessori como fundamentais para alcançar esse objetivo. Nosso foco principal é no desenvolvimento de professores capacitados no entendimento do desenvolvimento infantil, capazes de refletir sobre sua prática profissional e dotados de um amplo conhecimento da filosofia e prática Montessori.

Os requisitos de inscrição para este programa de formação na educação infantil são os seguintes:

1. O estudante deve ter concluído ensino superior, preferencialmente em Pedagogia, embora não exclusivamente.

2. Carta de intenção escrita pelo próprio punho.

3. O aluno precisa fornecer dois números de contato como referência que não sejam parentes.

4. O candidato será entrevistado pelos diretores da CEMSP ou por um administrador escolar designado pela direção do curso.

Perguntas Frequentes sobre a Educação Montessori

Entre as idades de 3 a 6 anos, as crianças se encontram num período sensível para o aprendizado. Nesta idade, elas podem de maneira prazerosa absorver muitos conceitos algumas vezes difíceis se os fizerem de maneira concreta. Numa sala montessoriana, por exemplo, uma unidade decimal não é simplesmente um número no papel, é algo que a criança pode segurar em suas mãos. Estes materiais concretos têm o objetivo de conduzir a criança ao conceito abstrato em situações de aprendizado no futuro.

O nome Montessori vem da fundadora deste método de ensino. O método montessori traz uma filosofia e metodologia que foi desenvolvida durante décadas através dos estudos de Maria Montessori. Maria Montessori era uma médica, antropóloga e estudioso do desenvolvimento do ser humano. Maria largou a profissão de médica depois de trabalhar com crianças com limitações que surpreenderam com o sucesso na área acadêmica com a atenção e foco do trabalho dela. Hoje o método se encontra em escolas no mundo inteiro, na rede pública e privada..
Veja uma referência a mais:
https://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml

Crianças devem trabalhar e viver em ambientes estruturados para se sentirem seguras. Como elas têm esta sensação de "caos interior" e buscam entender muitos conceitos novos, elas não conseguem funcionar e se desenvolver num ambiente desestruturado. O ambiente Montessoriano é um ambiente agradável, onde a criança se sente confortável porque é organizado, calmo e ela sabe o que esperar.

O programa de ensino Montessoriano ajuda crianças a terem auto-controle, direção e independência. Uma criança com essas habilidades pode se ajustar facilmente a qualquer estrutura educacional.

Marion Wallis

Paige Geiger

Marion Wallis

Marion Wallis

"A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade."

Maria Montessori