Perguntas Frequentes sobre a Educação Montessori

Entre as idades de 3 a 6 anos, as crianças se encontram num período sensível para o aprendizado. Nesta idade, elas podem de maneira prazerosa absorver muitos conceitos algumas vezes difíceis se os fizerem de maneira concreta. Numa sala montessoriana, por exemplo, uma unidade decimal não é simplesmente um número no papel, é algo que a criança pode segurar em suas mãos. Estes materiais concretos têm o objetivo de conduzir a criança ao conceito abstrato em situações de aprendizado no futuro.

O nome Montessori vem da fundadora deste método de ensino. O método montessori traz uma filosofia e metodologia que foi desenvolvida durante décadas através dos estudos de Maria Montessori. Maria Montessori era uma médica, antropóloga e estudioso do desenvolvimento do ser humano. Maria largou a profissão de médica depois de trabalhar com crianças com limitações que surpreenderam com o sucesso na área acadêmica com a atenção e foco do trabalho dela. Hoje o método se encontra em escolas no mundo inteiro, na rede pública e privada..
Veja uma referência a mais:
https://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml

Crianças devem trabalhar e viver em ambientes estruturados para se sentirem seguras. Como elas têm esta sensação de "caos interior" e buscam entender muitos conceitos novos, elas não conseguem funcionar e se desenvolver num ambiente desestruturado. O ambiente Montessoriano é um ambiente agradável, onde a criança se sente confortável porque é organizado, calmo e ela sabe o que esperar.

O programa de ensino Montessoriano ajuda crianças a terem auto-controle, direção e independência. Uma criança com essas habilidades pode se ajustar facilmente a qualquer estrutura educacional.

Montessori dizia: “O maior problema da liberdade; seu significado e repercussões devem ser claramente entendidos. A idéia adulta de que liberdade consiste simplesmente em minimizar tarefas e obrigações deve ser rejeitada. A liberdade dada a criança não é a liberação dos pais e professores; não é liberdade das leis da natureza ou da sociedade, mas sim a mais elevada liberdade de auto desenvolvimento e auto realização compatível com o servir à sociedade.” No ambiente montessoriano a liberdade é a oportunidade de se fazer escolhas apropriadas num ambiente que oferece oportunidades ricas.

O ambiente pré-escolar montessoriano é criado para ciranças dos 3 aos 6 anos de idade. Pelo fato de nenhuma criança crescer e amadurecer extamente da mesma maneira, os materiais disponíveis a elas são variados e numerosos. A atividade apropriada para o momento certo está lá para ser apresentada à criança quando esta estiver preparada ou escolher por conta própria de acordo com seus interesses. Entretanto, nenhuma criança é retida se suas habilidades indicarem a necessidade de se avançar e progredir ou, ao contrário, nenhum criança é pressionada a desenvolver ou refinar habilidades que ela ainda não esteja preparada para dominar.

Os períodos sensíveis de cada criança podem ser capitalizados dentro de um ambiente de idades mistas. Ao mesmo tempo, dentro de uma sala montessoriana, estao disponíveis nas prateleiras cerca de 300 atividades para apresentações. Além disso, as vantagens de uma criança entrar em uma sala com 3 anos e permanecer nela até os 6 são inúmeras. A criança tem tempo de se adaptar ao ambiente, crescer e se desenvolver sem ter que passar por readaptações a cada 12 meses. As crianças com mais experiência na sala ajudam os mais novos em suas tarefas, criando assim um ambiente não-competitivo e uma atmosfera muito acolhedora. A transição de casa para a escola e muito mais fácil e prazerosa dentro deste ambiente.

Sim, as crianças têm a experiência de grupo em atividades de linha que acontecem diariamente, durante o recreio, disciplinas especiais e durante apresentações em grupo apropriadas para todos os alunos. Eles também trabalham em pequenos grupos em atividades académicas com frequencia. As crianças também trabalham individualmente com as mais variadas atividades para que possam progredir de acordo com sua capacidade e interesse.

Já se observou que crianças durante o processo de trabalho demonstram auto-disciplina e concentração durante a atividade. As crianças apreciam o trabalho se o fazem por escolha própria e se o trabalho é apropriado. A disciplina é o trabalho do professori e a resposta é: redirecionar a criança para um trabalho que exige a concentração. A filosofia Montessoriana é baseada no respeito. Cada indivíduo é livre para escolher dentro dos limites que respeitam os direitos de todos os outros. Existem regras básicas dentros das quais todos podem trabalhar calmamente e estas devem ser respeitadas.