Curso de Formação de Professor Montessori para turmas de 3 a 6 anos

Curso Presencial

ESTRUTURA GERAL DO CURSO:

Fase estágio: janeiro 2025 – janeiro 2026

Fase/Módulo 1 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)

  • 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
  • 40 horas de aulas teóricas: desenvolvimento da criança, teorias de aprendizagem, filosofia montessoriana, histórico do ensino infantil, técnicas de observação na sala de aula, autoconhecimento.
  • 30 horas de técnicas em currículo: vida prática, educação sensorial, artes
  • 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino

Fase/Módulo 2 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)

  • 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
  • 20 horas de aulas teóricas, administração de classe, autoconhecimento
  • 8 horas de técnicas em currículo: educação musical
  • 42 horas de técnicas em currículo:  linguagem e matemática
  • 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino

Fase/Módulo 3 – 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)

  • 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula (durante e depois das aulas presenciais)
  • 20 horas de aula teórica: filosofia montessoriana, fases de desenvolvimento, administração de classe, autoconhecimento
  • 50 horas de técnicas em currículo:  história, geografia, ciências e desenvolvimento motor
  • 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino (durante e depois das aulas presenciais)

Uma tabela com datas, horários e os conteúdos de cada disciplina estão disponíveis no site do aluno: https://alunos.metodomontessori.com.br no início de cada módulo.
As aulas serão ministradas em grupos de até 45 alunos. Quando possível, as apresentações serão divididas em grupos de até 25 alunos.

A ficha de inscrição estará disponível na aba de processo seletivo e investimento acesse aqui.
A vaga no curso só será garantida após a aprovação no processo seletivo por meio de e-mail com a convocação para matrícula e, posteriormente, o recebimento do comprovante de pagamento.
O comprovante de pagamento (identificado pelo nome do aluno) deve ser enviado para: financeiro@cemsp.com.br

O CEMSP é uma organização com oportunidades não discriminatórias. O CEMSP não discrimina com base em raça, cor, religião, origem nacional, sexo, idade ou deficiência na admissão, emprego ou o acesso às seus programas e atividades.

Público-alvo

O curso destina-se a professores graduados em Educação Infantil ou Ensino Fundamental, pedagogos, diretores e coordenadores escolares, incluindo especialistas nas áreas da infância, docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores. É pré-requisito possuir ensino superior completo e participar do Processo Seletivo para ingresso no curso.

Corpo Diretivo

Paige Geiger, Americana, residente no Brasil desde 1975; Mestrado em Educação, Boston State College; Bacharel em Educação, Pennsylvania State University, Estados Unidos; Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos) Meca Seton Montessori Institute, Chicago, Estados Unidos; Diretora de Educação Infantil e Fundamental (1987-2012) da Escola Graduada de São Paulo. Fundadora e Diretora Executiva do Centro de Educação Montessori de São Paulo – CEMSP 2012 – 2024.

Paige Geiger

Diretoria

Marion Alice Wallis, Ed.D Inglesa, residente no Brasil desde 1971, Doutorado em Educação, Universidade de Boston, Estados Unidos; Mestrado em Educação. Universidade de Michigan State, Estados Unidos; Bacharel em Educação, Universidade de Londres, Inglaterra; Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos) Meca Seton, Chicago, Estados Unidos. Diretora Executiva Pedagógica do Centro de Educação Montessori de São Paulo 2012-2024, Diretora de Educação Infantil e Fundamental da Escola Americana de Campinas de 1990- 2006. Diretora Pedagógica do Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP) de 2012 até o presente.

Marion Alice Wallis

Diretoria

Simone Viterbo Tartuce é graduada em Pedagogia (UNIP), Arquitetura e Urbanismo (FAAP/Uniban), Artes Plásticas (SANTA MARCELINA), Tecnologia da Construção Civil (FATEC/UNESP). Mestre em Arquitetura Instituto de Pesquisa Tecnológicas IPT/SP. Pós-graduação em Neurociência aplicada à educação, Psicopedagogia Instituto Saber e Psicanálise (PUC/SP). Gestão do desenvolvimento de novos produtos (FGV-SP), Desenvolvimento de Gestores de Negócios Fundação Dom Cabral (FDC/MG), Gestão Empresarial (ESPM), Restauração e Preservação do Patrimônio Histórico. Fundação de Pesquisas Ambientais, FUPAM/FAUUSP. Formação Educação Montessori pelo Instituto Singularidades, Formação guia Montessori para turma 3 a 6 anos, pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP), Guia Montessori para turma 3 a 6 anos Aldeia Montessori e Assistente de sala para turmas 6 a 12 anos (AMI). Participou do grupo de pesquisa e estudos: participou grupo de pesquisa CIEI da Faculdade de Educação da USP e Grupo de estudos Psicanálise -Winnicott.

Simone Tartuce

Diretoria

Sergio Portela é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Pós graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Decisão. Formação Montessori: Administrador Montessori, formado pela Associação Montessori Internacional (AMI). Assistente Montessori 6-12 anos, formado pela Associação Montessori Internacional (AMI). Formação em Educação Montessori de 3-6 anos por Seton Montessori Institute AMS, Especialista Basic Vocational Specialist in Montessori, Elgin Community College, ECC. Formação Montessori de 0-3 anos, pelo Centro de Estudios Montessori (CEM). Capacitação no Sistema Montessori de Educação, Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ).

Sergio Portela

Diretoria

Professores

Andressa da Silva de Quadros é graduada em Pedagogia (Facimod), Pós-graduada em Alfabetização e Letramento – (Bagozzi) – Pós-graduada em Educação Infantil e Desenvolvimento infantil- Centro de Educação Montessori de São Paulo- CEMSP/ MACTE e Assistente Montessori 6-12 (AMI) Com atuação profissional de 21 anos de experiência em Educação, divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica de Educação infantil e Ensino fundamental. Sua experiência Montessori inclui guia Montessori da Educação infantil – 2017-2021, além de coordenadora e guia Montessori do Ensino Fundamental- 6 a 9 anos – 2021-atual, na Usina Pedagógica.

Andressa Quadros

Professora

Carolina Navarro Leite possui graduação com Bachelor of Arts em Elementary Education por Montreat College na Carolina do Norte, EUA, e também é graduada em Pedagogia pela UNIP. Ela possui certificação MACTE pelo CEMSP e atuou como Professora Especialista do Módulo Sensorial do Curso de Formação do CEMSP em julho de 2021 e janeiro de 2023. Além disso, Carolina foi Guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos de 2018 a 2023 na Senses Montessori School e, atualmente, trabalha na Montessori International School (MIS).

Carolina Leite

Professora

Cibele Thomaz iniciou sua carreira na educação como professora de língua inglesa em escolas de idiomas e atua na Educação Infantil há 15 anos. Desde 2017, é professora no programa Montessori para crianças de 3 a 6 anos na Escola Graduada de São Paulo, onde
também faz parte da Equipe de Liderança Instrucional desde 2023. Cibele é graduada em Pedagogia e possui especialização em Psicopedagogia. Em 2015, obteve a certificação MACTE ao concluir o Curso de Formação de Professores de Educação Montessori e Desenvolvimento Infantil (3 a 6 anos) pelo CEMSP.
Desde 2018, compartilha sua experiência com outros profissionais da educação como professora das aulas demonstrativas do curso do CEMSP. Nos últimos três anos, também atuou como professora especialista do módulo de Matemática do curso.

Cibele Thomaz

Professora

Danielle Napolitano Tavares fez Magistério no Instituto de Educação Prudente de Morais, é graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduada em Educação Montessori e Desenvolvimento Infantil pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP), e pós-graduada em Atendimento Educacional em Hospitais e Distúrbios de Aprendizagem pela UniFMU. Atualmente, cursa Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS). Atua na área de Educação Escolar há 30 anos, tendo ocupado cargos de auxiliar de classe, professora, auxiliar de coordenação e coordenadora em escolas privadas de São Paulo e região. Com vasta experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atualmente é responsável pela turma de 6 a 9 anos da Usina Pedagógica.

Danielle Tavares

Professora

Fernanda Cussolin é graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip) e possui pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências. Além disso, concluiu uma especialização Latu Sensu em Educação Montessori para Educação Infantil e Desenvolvimento Infantil pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP). Atualmente, está em formação pelo CBI of Miami, onde estuda Neurodesenvolvimento e Funções Executivas. Possui experiência como Guia Montessori em salas agrupadas desde 2017, aplicando práticas pedagógicas inovadoras e fundamentadas nos princípios montessorianos. Desde 2023, atua também como Coordenadora de Educação Infantil na Usina Pedagógica.

Fernanda Cussolin

Professora

Gisela Maldonado possui Licenciatura Plena em Educação Física pela USP. Especialização em Aprendizagem motora USP. Especialização em Comunicação Journalistica em Ciência e Educação pela PUC- SP Experiência em design de currículos de Educação Física para Ensino Fundamental I e II. Formação em Letramento corporal na Sport for Life Canadá. Trabalho a mais de 30 anos como professora de Educação Física do ensino Fundamental em escolas estatais e privadas. Atualmente professora da escola Graduada de São Paulo.

Gisela Maldonado

Professora

Ligia Pereira Gorham é graduada em Pedagogia (UNIP), Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na área da educação, Instituto Irene Maluf FIP Faculdades integradas Potencial. Pós Graduação Latu Sensu em Educação Montessori para Educação Infantil e Desenvolvimento Infantil Centro de Educação Montessori de São Paulo Centro de Educação Montessori de São Paulo – CEMSP Atuação Profissional: Tutora do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Diretora do Espaço Psicopedagógico Ligia Gorham- Psicopedagoga Clinica; Coordenadora Pedagógica implementação e treinamento de equipe do Sistema Montessori na educação Infantil Ago/2021- Dez 2022 e Guia Montessori Educação Infantil 2016-2021 na Usina Pedagógica,

Ligia Gorham

Professora

Luana Vadilleti Pereira é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui pós-graduação em Educação Infantil e no Método Montessori pelo Centro de Estudos Montessori de São Paulo (CEMSP) com certificação MACTE, além de especialização pela Associação Brasileira de Educação Montessori (ABEM). Atua na área da educação desde 2009, com vasta experiência no Método Montessori. É formada como guia Montessori para as faixas etárias de 0 a 3 anos pelo Instituto Menino Jesus, de 3 a 6 anos pelo CEMSP, e de 6 a 12 anos pelo Centro de Formação do Chile. Possui ainda formação como assistente Montessori pela Association Montessori Internationale (AMI) em diferentes níveis: 0 a 3 anos, 3 a 6 anos, 6 a 12 anos, e 12 a 18 anos, realizada no Jardim de Descobertas. Desde 2016, é Diretora Pedagógica e cofundadora da Escola Montessori Semear.

Luana Pereira

Professora

Olga Molina é professora de música da Escola Graduada de São Paulo desde 1994. Atua também como docente do Curso de Pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade Santa Marcelina (SP) e é Musician-in-residence do Middlebury College (EUA). Ministra cursos de formação para professores de música no Conservatório Musical Mozart, escola fundada por ela no bairro de Interlagos/SP. Sua formação musical passou por instituições como Conservatório Musical Paulistano e Conservatório Brooklin Paulista. Molina é Especialista em Musicoterapia (FMU-SP) e Bacharel em Letras (PUC-SP). Especialista no Método Kodály pela Danube Bend Summer University (Hungria), de Esztergom, e pelo Kodály Institute de Kecskemét, ligado à Academia Franz Liszt, de Budapeste. Entre seus professores de educação musical pode-se citar Jacques Chapuis, Verena Maschat, Walquíria Passos Claro, Josette Feres e Martine Barret. Foi uma das colaboradoras do livro “A Música na Escola” (2012), projeto apoiado pela Vale e Ministério da Cultura (2012). Professora do CEMSP.

Olga Molina

Professora

Roberta Medeiros é pedagoga, pós-graduada em alfabetização e letramento, e atualmente cursa pós-graduação em psicopedagogia clinica e institucional. Formada pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo (CEMSP), ela possui certificação MACTE como guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos. Sua trajetória profissional inclui vivencias e observações em escolas Montessori na Califórnia, além de certificações em Matemática pelo Instituto Internacional Montessori de Barcelona (IMI) e em Ciências Biológicas para crianças de 6 a 12 anos pelo Centro de Estudos Montessori (CEM) no Chile. Roberta também concluiu cursos sobre a dinâmica de trabalho no ambiente Montessori para crianças de 6 a 12 anos no CEM Chile e participou de workshops e treinamentos especializados no CEM em Monterrey, México. Com uma década de experiência no Colégio Internacional Múltiplo Campinas, atuou como guia Montessori na educação infantil e, nos últimos três anos, como quia nos anos iniciais (6-9 anos) fundamental. Compartilha seu conhecimento como professora de aulas demonstrativas na disciplina de Vida Prática no curso de formação de guias pelo CEMSP.

Roberta Medeiros

Professora

Equipe de Docentes

No CEMSP, nossa equipe docente é altamente qualificada e amplamente reconhecida, com vasta experiência em Montessori. Temos orgulho de apoiar a educação e transformação de adultos nessa jornada. Nossa missão é oferecer o melhor na formação de professores Montessori, com credenciamento MACTE que assegura um ensino de excelência alinhado aos mais rigorosos padrões internacionais.